28-04-2005

SECÇÃO:Saúde

“Saudades do Dany” apresentado em Portugal e na Holanda

A ESTÓRIA DE UMA MORTE ANUNCIADA

Um grito de dor que testemunha o drama dos doentes cabo-verdianos evacuados para Portugal: é um livro que relata o sofrimento de um jovem mindelense.

S. Vicente, 28 Abril – Grace Beatriz, autora do livro “ Saudades do Dany”, lançado na semana passada em S.Vicente, é agora presentado junto das comunidades cabo-verdianas de Portugal e Holanda.

“Saudades do Dany” é um relato verídico sobre um jovem mindelense que, aos dezanove anos, ficou a saber que tinha leucemia, um cancro no sangue. É o relato da luta de um jovem e da sua amiga, Grace Beatriz, contra a morte que os médicos anunciavam a Dany que, um dia, em exame de rotina ficou a saber que estava condenado. É uma estória com final triste: após um ano de tratamentos, onde se chegou a realizar o transplante da medula de um irmão, Dany morreu em Lisboa.

O relato de Grace, emigrante cabo-verdiana na Holanda, é “um grito de dor. Lágrimas, tristeza. Mas sobretudo um alerta”. Com efeito, o livro denuncia as precárias condições em que vivem os doente evacuados para Portugal. Em particular, aqueles que, como Dany, vivem em “corredores de morte” à espera do fim. O livro mostra a solidão que Dany sofreu nos últimos dias: sem família, apenas uma amiga chamada Grace que da Holanda mantinha ligação por telefone.

O livro vai ser agora apresentado em Portugal e na Holanda. Grace diz que nada pode lhe trazer o amigo de volta – “apenas quero que as pessoas conheçam o sofrimento dos doentes terminais que, vindos de Cabo Verde, padecem nos hospitais de Portugal“.

ES

Archief/Archive/Arquivo/Archives
Sponsors & Partners